24 abril 2011

GOD vs SUPERMAN

Essa semana comecei a ler um livro do ilustre (para alguns) Nietzsche: “Assim falava Zaratustra”, ainda não tenho muito que conversar, ou a falar sobre o livro, pois ainda estou na página 16, (tsc), contudo já no inicio do livro Nietzsche escreve duas frases que me chamaram a atenção:

... Deus está morto...
... eu lhes apresento o super homem...
Ops! Parei para refletir essas afirmativas, cheguei a balbuciar algumas palavras vans, mas logo lembrei um personagem que a muito mexe com o folclore e o imaginário coletivo, o “Superman” da Marvel, será que a marvel teria copiado a idéia do Nietzsche? Afinal esse livro foi escrito no final do século 19, provavelmente sim, contudo isso me despertou uma curiosidade incrível, para essa associação.
 
 
Vendo alguns filósofos antigos, encontrei o grande Kant, Immanuel Kant, pra quem não o conhece ele é considerado o pai do Agnosticismo, mais uma coincidência, com a história do Superman, da Marvel, ora, pois seu nome humano é o “Clark Kent”, bem parecido, não acham?
Pois bem, vou explicar o motivo disso, a muito imaginava que a mitologia do Supeman era uma sátira ao ser humano, ora eu pergunto por que uma sátira, já que ele veio como salvador?
 
 
Vejamos:
O superman é um alienígena;
Tem super poderes;
Pode voar;
Tem visão de calor;
E tem uma super audição.
Vamos analisar agora como ele ver o ser humano, o disfarce do superman, seu pseudônimo é o Clark, e quais as características do Clark?
Ele é embaraçado, tímido, usa óculos, é desajeitado e não sabe se aproximar das mulheres, não tem desenvoltura. É assim que o Superman no ver, é assim que ele ver a raça humana, existem outros heróis, todos nasceram homens e se tornaram heróis, já com os superman é o oposto, ele nasceu herói, nasceu com super poderes e seu pseudônimo, seu disfarce é de um humano.
Pois bem essa mitologia do superman foi derrubada no momento queme foi apresentado o grande Nietzsche e o nem tão grande assim Kant.
Mostrar-lhes-ei nesse momento as semelhanças da situação, o Mito do superman não é uma sátira ao homem e sim ao Cristianismo, que de acordo com Nietzsche o cristianismo é o próprio anticristo, por pregar o oposto do que o cristo pregou.
Supresos? Observem, o superman é alienígena, e o alienígena vem do céu, assim como Deus sua morada é o céu, o superman foi dado por seu pai para ser o salvador da humanidade, o cristo foi enviado por Deus, seu pai, para morrer em expiação dos pecados da humanidade, será que há alguma semelhança nisso?
Vamos um pouco mais a fundo, em todas as versões do superman, não se é tocado no assunto de religião, a religião universal é o culto do superman, dado esse que pretendia o próprio Nietzsche ao pregar que Deus morrera e um super homem não precisa de Deus.
Em todas as versões do superman de alguma maneira ele se sacrifica pela humanidade, chegando bem próximo da morte e sempre retorna a propósito no HQ ele morreu e ressuscitou.
Essa teoria ainda não está completa pois ainda não terminei de ler o livro, assim que concluir, finalizo essa tese, assim segue uma reticências nesse post e até breve....
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

"Odiário Nosso" Design by Insight © 2009